Unidades de Negócios

Matéria Prima

Para o atendimento a qualidade final do produto, a Eletropoll Painéis utiliza em sua linha de produção insumos cuidadosamente selecionados e especificados.Seguem abaixo especificações das principais matérias primas utilizadas:

  • Chapa de aço carbono finas , laminadas a frio, próprias para estampagem, seguem a especificação da ABNT NBR 5915 e ABNT NBR 11888.
  • Chapa de aço inoxidável, da série 300, liga Fe-Cr-Ni e Mo( aços inoxidáveis austeníticos), 304 L e 316L.
  • Chapa de Alumínio , liga 1100/1200 H14.
  • As tintas utilizadas, quando líquidas, sempre são de acordo com a norma da tinta em questão ou quando especificado tintas a pó, são a base de resinas epóxi, híbrida ou poliéster.
Aço

O Aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e percentuais de carbono que podem variar de 0,005% até 1,70%, percentuais acima deste valor considera-se como sendo ferro fundido (1,70% a 6,70%).

O Aço Comum é atualmente a mais importante liga metálica, sendo empregada em diversas aplicações como ferramentas, máquinas, construções, automobilismo, etc. O teor de carbono e demais elementos químicos servem como agentes para aumentar a resistência, maleabilidade e ductilidade do aço.

A Eletropoll utiliza em sua linha de produtos o aço SAE 1006-1008 conforme as normas brasileiras de regulamentação 11888 e 11889. O Aço comum é a liga utilizado na maioria dos produtos fabricados pela Eletropoll, que antes de ser expedida passa por um processo de galvanização a fogo (NBR 6323), eletrolítica ou já é adquirida pré-zincada a quente de usina (NBR 7008 e 7013).

tabela 1 Densidade:7,85 g/cm³ Ponto de Fusão:1.535ºC
Zinco

O Zinco é considerado um metal de revestimento e 50% de seu consumo mundial anual é destinado aos processos de galvanização do aço comum, para protegê-los da corrosão. O processo de galvanoplastia utilizando o zinco pode ser feita pela galvanização a fogo que consiste na imersão do aço no zinco liquido, que oferece uma ótima resistência a corrosão, ou pelo processo de galvanização eletrolítica, que consiste na imersão do aço em um composto químico que irá reagir pela ação de uma corrente elétrica aplicada no aço. Dentro do mesmo conceito de galvanização eletrolítico, aplicando-se Cromo, pode se obter o acabamento Bi-Cromatizado, oferecendo boa proteção contra corrosão.

No caso do aço pré-zincado de usina, o procedimentoconsiste em um processo de galvanização a fogo, onde o revestimento do zinco é controlado por um laser. A Eletropoll trabalha predominantemente com os revestimentos A e B de aço pré-zincado.

tabela 2 Densidade:7,14 g/cm3 Ponto de Fusão:419,5ºC