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Acabamentos

Pré-Zincado (PZ)

O materialPré-Zincado consiste em uma liga de aço que já vem revestida por um processo de zincagem a quente das usinas. A bobina de aço sem revestimento é desbobinada dentro de um tanque de zinco líquido e após a imersão, é rebobinada já com o revestimento, garantindo uma camada de proteção a bobina antes de liberá-la para o mercado.

O aço pré-zincado pode ser encontrado no mercado com vários padrões de revestimento, a Eletropoll trabalha predominantemente com os revestimentos A e B, que correspondem respectivamente a 12µ e 18µ de zinco por face.

µ = Micras

Galvanizado Eletrolítico (GE)

A galvanização pelo processo eletrolítico consiste em uma série de imersões do aço em soluções químicas para fazer a limpeza e preparação do material, que por final o aço é energizado e absorve o zinco sólido que fica imerso ao fundo do tanque de galvanização. Este processo de zincagem reveste o aço com aproximadamente 8µ a 10µ por face.

Galvanizado a Fogo (GF)

A galvanização a fogo ou imersão a quente, é o processo de zincagem que apresenta o melhor resultado na proteção do aço contra corrosão. O processo consiste uma série de imersões do aço em soluções químicas para fazer a limpeza e preparação do material para em seguida ser imerso em um tanque de zinco puro derretido a 480° C.

Esse processo deixa uma camada maior de zinco (de 60µ a 80µ) nas peças, resistindo a locais expostos a maresia, ácidos e a chuva / sol, devido à alta proteção do revestimento e a durabilidade do material.

µ = Micras

Pintado (PT)

O processo para Pintura a Pó consiste em uma limpeza do material por produtos químicos e secagem para eliminar toda e qualquer umidade da peça, para que se possa ter uma perfeita aderência da tinta.

Após a aplicação uniforme, não ultrapassando 90µ de epóxi, o material passa pelo processo de cura, onde é aquecido a 200°Cgarantindo que a tinta se fixe ao material.

Esse acabamento é uma proteção extra e que garante a durabilidade do material pois não deixa o aço exposto, além de proporcionar uma ótima aparência estética do material, variando as cores conforme necessidade do cliente.

Aço Inoxidável (IN)

O Aço Inoxidável é basicamente uma liga de ferro-cromo, podendo conter também níquel, molibdênio e outros elementos. Estes elementos de liga, em particular o cromo, conferem uma excelente resistência á corrosão quando comparados ao aço carbono comum. A Eletropoll utiliza em sua linha de produtos o INOXAISI 304L e 316L em projetos especiais mediante a solicitação, conforme as normas brasileiras de regulamentação. O aço inoxidável dentro da linha de produtos da Eletropoll é aplicada em máquinas, indústrias pesadas, locais com intempéries atmosféricos, locais com elevados níveis de calor e expostos a maresias.

Confira abaixo uma ilustração das ligas de inox utilizadas pela Eletropoll.

  • Cr = Cromo:Responsável por aumentar a resistência contra corrosão (Princípio da passivação, formação de uma fina camada de óxido de cromo, altamente resistente a oxidação).
  • Ni = Níquel: Favorece a formação dos aços inoxidáveis austeníticos, aumenta a ductilidade, elasticidade e melhora a resistência a corrosão. Mo = Molibdênio:Introduzido para reduzir o processo de sensitização, reduz a corrosão localizada por pites.
  • C = Carbono: Quanto menor a quantidade, menor a probabilidade do carbono se combinar com o cromo nas zonas quentes (Processo de sensitização), o que reduz o percentual de cromo nesta região e consequentemente a proteção contra corrosão.
Densidade:7,85 g/cm3 Ponto de Fusão:1550ºC
Alumínio (AL)

Depois do Aço, o alumínio é o metal mais utilizado em atividades econômicas nos tempos atuais. O alumínio é um metal leve, macio e resistente, não é tóxico, não-magnético e não cria faíscas quando é exposto a atritos, outra vantagem do alumínio sobre o aço comum é a excelente resistência a corrosão.

A Eletropoll utiliza o alumínio 1000 e 1200 H14 conforme as normas brasileiras de regulamentação.

A linha de produtos Eletropoll fabricados em alumínio tem como principais aplicações locais com elevado risco de corrosão como exposição a maresia, indústrias pesadas, intemperes atmosféricos e locais que necessitem redução de peso como aviões, barcos, máquinas, etc.

Densidade:: 2,7 g/cm3 Ponto de Fusão: 660,3ºC